O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) desde sua instalação no Amapá já filiou mais de 1.200 pessoas. Com três deputados estaduais, dois prefeitos e dezesseis vereadores, se tornou uma das principais forças política do estado.
“A força de um partido se mede pelos nomes de peso com os quais ele se apresenta. Aqui no Amapá e em todo o país, o PROS 90 nasce para ocupar espaços importantes no cenário político e fazer a diferença na vida dos cidadãos”, comemora Francisca Favacho, presidente estadual da sigla.
PROS Amapá
O interior do estado também teve grande participação para fortalecer o partido. Além dos prefeitos de Laranjal do Jarí, Manuel José Alves Pereira e da Prefeita de Cutias do Araguari, Eliane do Nascimento Santos, o PROS contabiliza vereadores em vários municípios. Um vereador em Santana, Claudomiro de Moraes Guedes, o Coló. Três vereadores em Cutias de Araguari: Sérgio Alves dos Santos, Adnaelson dos Reis e Janio Rabelo Mourão. Um vereador em Mazagão: Fabrício Ferreira Flexa. Um vereador em Pedra Branca: Raimundo Nonato Dias. Um vereador no Amapá: Ângelo Sucupira. Um vereador em Porto Grande, Antônio Nascimento da Silva, o Firo. Uma vereadora em Itaubal, Maria Lizeth da Costa Figueiredo. Dois vereadores no Oiapoque: Paulo Rogério Malafaia da Graça e José Nazareno Rodrigues. Três vereadores em Laranjal do Jari: Cleicineide Moreira Batista, Presidente da Câmara, Valcimar Ribeiro Fonseca e Marlon Barbosa Moura.
Na Câmara Municipal de Macapá, o PROS conta com dois vereadores: Nelson Souza e Edna Auzier. A vereadora Edna Auzier, disse que chega ao PROS atendendo um convite de Francisca Favacho. Ela pretende continuar sua linha política baseada na defesa das mulheres e da juventude. A parlamentar destaca a possibilidade do PROS disputar a eleição majoritária no ano que vem. “Vamos fortalecer o partido e com as lideranças políticas que já temos podemos sim. A população cobra essa identidade, um nome novo”. Conclui a vereadora.
O vereador Nelson Souza, disse que aposta na nova legenda e que vai colocar sua experiência e liderança política de vários anos, a serviço do partido liderado por Francisca Favacho. “Eu pedi um abrigo democrático dentro do PROS e estarei o tempo que perdurar nossa relação com o partido e cumpridor das minhas obrigações”, finaliza o vereador. O PROS também conta com a filiação dos ex vereadores Luiz Monteiro e Aldrin Torrinha.
Na Assembléia Legislativa
O recém-criado PROS também teve mais deputados estaduais filiados até 5 de outubro deste ano. Foram 3 adesões, o que tornou o partido com o maior número de representantes ao lado do PDT, ambos com três deputados. Entre os novos filiados estão os deputados Jaci Amanajás, Valdeco Vieira e Jorge Salomão.